Sobre

cropped-fundo1.png

Aventuras Ancestrais é um jogo narrativo de cartas em que os jogadores assumem o papel de caçadores, pintores, anciões e outros sujeitos que habitavam as terras do Rio Grande 10 mil anos atrás.  Aventure-se, narre, sobreviva e conte suas histórias no paleolítico em Aventuras Ancestrais.

O universo do jogo foi criado pelo Historiart, um grupo de historiadoras e historiadores interessados em desenvolver trabalhos artísticos que envolvam História e Arte. Tudo começou quando um grupo de viajantes, 10 mil anos atrás, pintou uma mensagem nas paredes de uma formação rochosa no que hoje é o sítio arqueológico de Xique-Xique II, no Rio Grande do Norte. Me pergunto se aquelas pessoas poderiam imaginar que tanto tempo depois alguém veria sua mensagem. Me pergunto se existe alguma mensagem para distantes e desconhecidas gerações futuras. Bem, isso não vem ao caso. O que acontece é que 10 mil anos no futuro, no século XXI do calendário ocidental, o Historiart surge e a partir de 2014 começa a se apropriar destas pinturas para produzir narrativas sobre histórias que talvez não chegassem aos ouvidos de um ser vivo há quase 10 mil anos, narrativas sobre histórias que talvez nunca tenham sido narradas.

Aventuras Ancestrais começa a ser desenvolvido como mero jogo de palavras e ações, passa a ser um jogo de cartas ilustrado e em 2017 ganha a forma de um jogo narrativo (RPG) em cartas com base na Apocalypse Engine, um sistema de RPG com foco na colaboração para a construção do cenário e no uso de movimentos ativados pela narrativa.  A proposta do jogo é abrir a caixa, dividir as cartas e começar a jogar. Sem preparação de cena, sem preparação de aventura, apenas narre para ver o que acontece.

O jogo foi desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica, desse modo, parte das criaturas e suas representações imagéticas se assemelham ao que existia no período. Smilodon, Gliptodonte, Eremoterium, estão todos lá. É possível aprender jogando? Talvez. No entanto, como professores de história, recomendamos o uso do jogo como ferramenta motivadora para o tema e para a iniciação científica. Melhor que aprender jogando é aprender pesquisando para criar suas próprias histórias mais profundas e melhor embasadas.

No entanto, talvez a experiência que você queira seja outra. Talvez você queira jogar em um mundo fantástico, um mundo de criaturas místicas e florestas ancestrais intocadas. Pois bem, junte-se ao mundo dos tigres das sombras, dos ventos uivantes, e das florestas malditas. Abrace o fantástico e apenas narre para ver o que acontece em Aventuras Ancestrais!

Anúncios

Site no WordPress.com.

Acima ↑