[Desafios] A vingança implacável

[Este post traz uma introdução ao conceito e aplicação de desafios em Aventuras Ancestrais e, claro, um desafio para iniciar suas aventuras.]

Desafios são situações de perigo ou de conflito criadas e narradas pela MJ para o grupo. Situações que não podem ser superadas simplesmente seguindo em frente e que sempre trazem consequências imprevisíveis para a história. Desafios devem ser preenchidos por descrições cheias de criaturas e seus instintos, perigos e rótulos. As jogadoras devem usar de seus próprios rótulos ou movimentos para enfrentar a situação e tentar superar o desafio.

Feita a definição de desafio, posso dizer que é uma ótima forma de começar sua história em Aventuras Ancestrais. Sem se preocupar com respostas para o passado ou com redes complexas de fauna, flora e comunidades humanas. Descrever o mundo e seus perigos em um desafio é mais que o bastante para encher a mente das jogadoras de ideias e definições sobre o mundo.

Para criar um desafio, tudo que você precisa é reunir algumas cartas e dar vida a elas. Uma carta com uma criatura pode ter outras cartas como seus rótulos ou até instinto. Instinto aqui entendido como sua essência, o que move a criatura no mundo.  A partir disso, basta narrar, descrever sempre um mundo fantástico e muito perigoso a cada palavra e respeitar os resultados dos movimentos e combinação de rótulos para descrever a próxima cena de perigo ou sua solução. Quando um perigo for resolvido, talvez seja uma boa hora de descartar as cartas (ou entrega-las às jogadoras) e fazer perguntas sobre tudo o que aconteceu, sobre os conceitos do mundo e suas definições. Se o desafio não tiver sido superado, mas a MJ não tiver certeza de como agir diante do que se estabeleceu no início, talvez também seja uma boa hora de usar da narrativa compartilhada com as jogadoras, criar o mundo em conjunto e fazer perguntas sobre as reações dos perigos e a inserção da fantasia no mundo.

Para os que já conhecem das fases de vitalidade do jogo, é uma boa forma de manter perigos no mundo, mesmo após o desafio ter sido superado. Como eles se manterão? Depende da ficção e da vontade de suas jogadoras. Narre para ver o que acontece.

Dada as explicações, acima, vamos adentrar nas terras do Rio Grande há 10 mil anos no passado. Vamos abraçar o fantástico e impulsionar os perigos do mundo. Neste desafio usamos apenas das cartas do Mastodonte e da pajé, apenas para caso seja necessário marcar fases de vitalidade. Fora isso, use da própria descrição inicial do desafio para buscar motivações e reações para os movimentos na ficção e narre para ver o que acontece em Aventuras Ancestrais:


 

[DESAFIO: A VINGANÇA IMPLACÁVEL]

Das longas presas daqueles animais escorria o sangue de sua aldeia. A manada de mastodontes perseguia todo seu agrupamento que caía uma a uma e eram pisoteadas por aquelas enormes criaturas. Aquela manada de mastodontes não estavam ali ao acaso. Aqueles mastodontes corriam atrás de vocês. Seu grupo era quem eles buscavam para ter sua vingança. Aquela manada não iria parar enquanto todos não estivessem mortos.

Você está em fuga, correndo em um campo aberto. Os mastodontes estão logo atrás de você, avançando, e seus olhos brilham em um vermelho escarlate, um vermelho de fúria e ódio. Ventania, uma conhecida e aterrorizante Pajé, está montada em cima do mastodonte que lidera a manada. Se não fizer nada, você será pisoteada ou perfurada como todos os outros já foram. Você corre e eles correm atrás.

Diante deste desafio que coloca sua vida em risco eu pergunto, o que você vai fazer?


 

A estrutura do desafio é simples, mas proporciona uma infinidade de histórias e mundos a serem criados:

Em negrito estão os rótulos ou informações importantes da cena que compõe o desafio. Preencha suas narrativas e reações como MJ com eles. Dê vida a cada um dos rótulos e faça as jogadoras sentirem o peso de arriscarem suas vidas para supera-los.

Em vermelho, a informação que norteia parte do perigo, o instinto da criatura naquele desafio. O que isso implica? No mínimo, que a manada lutará até a morte, não é mesmo? Além disso, no fim, em vermelho, outra informação muito importante, a pergunta essencial para cada narrativa perigosa e fantástica da MJ, “diante do perigo iminente, o que vão fazer?”. Lembre-se, sempre pense perigosamente e com descrições fantásticas. Afinal, em um cenário de fantasia ancestral, novos perigos surgem a todo momento.

 

Conte grandes histórias, use os desafios para por os personagens em perigo e narre, apenas narre para ver o que acontece e para ter o que contar para as próximas gerações, afinal, quando seus dias chegarem ao fim, serão pinturas repletas de histórias e significados sobre Aventuras Ancestrais.

 

Conceitos e definições

 

Rótulos são conceitos, frases, palavras com significado que definem, aprofundam e completam sua personagem, criam poderes para o ambiente e personagens e até mesmo acrescentam debilidades ou condições de atuação para quem dispor deles.

Movimentos/Reações são ações que as jogadoras, criaturas, perigos ou o próprio desafio podem fazer para impulsionar a narrativa e a ficção. As jogadoras criam narrativas para ativar movimentos que por sua vez voltam a criar narrativas. Criaturas, perigos ou o próprio desafio podem ter movimentos como reações, instintos ou impulsos na ficção, frases que definem como reagirão ao mundo.

Anúncios

Um comentário em “[Desafios] A vingança implacável

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: